Discernindo a Existência

Discernindo a Existência : Será que é possível ?

A Vida é um Presente

A Vida é um Presente
Então, desfaça o laço com carinho, desembrulhe sem pressa, abra a caixa, contemple a beleza que lhe foi imputada e aproveite cada segundo desfrutando de seu bom uso.
Aproveite, ame sem preconceito, divirta-se com sabedoria, estude, conheça, informe-se, pois conhecimento ninguém lhe tira, faça boas ações, embora cometer erros faz parte da vida.
Porém, o mais importante é que realize seus sonhos, ainda que pequenos, médios ou grandiosos. Não desperdice seu tempo pensando no que poderá acontecer, faça o que puder e enquanto puder, antes que o arrependimento lhe pegue e seus momentos se transformem em frustração.
"Nós temos hora para chegar e partir, então aproveite o intervalo".

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bicho de Goiaba

fabioarrudashow.blogspot.com
Enquanto lia um poema sobre a minhoca que queria virar bicho de goiaba, lembrei-me dos momentos mais intensos de minha vida- A infância.
Como toda família comum, a minha passou por diferentes momentos entre dor, agonia e felicidade. Mas, nada maior que o poder do tempo para trazer momentos bons e apagar quase que totalmente os momentos nem tão bons assim.
Ao ler aquele pequeno poema, revivi muitas cenas que me deram a chance de perceber como é belo ser criança. Nada mais terno e doce do que ser, estar e permanecer com uma criança em seu interior.
Na minha casa havia aos meus olhos de criança um quintal imenso com plantas diversas, árvores frutíferas como: abacateiro, mangueiras (três tipos), nêsperas, fruta de conde, limão galego, coqueiro, laranjeira e bananeira. Havia o meu cão, o DOG, um cão apaixonado por seus donos, tão bonzinho e defensor de todos nós. Lindo morreu com 15 anos.
Neste ambiente de terra entre árvores, Dog, ainda havia um enorme galinheiro e passarinhos. Parecia um mini-sítio, cuidado e cultivado pelos meus pais que foram criados no interior do país.
Mas lá, estava a goiabeira, aquele pé de caule forte e resistente entre o muro e uma garagem feita de caibros e cobertura de telhas. E era neste pé de goiabeira que passávamos parte de nossas tardes, quando esta estava carregada de frutas.
Eu e meu irmão subíamos no caule, pendurávamos nos galhos e íamos para cima da garagem. Ali, ficávamos sentados horas, colhendo os melhores frutos e saboreando o seu doce, retirando as que haviam sido saboreadas pelos passarinhos e escolhendo as que mamãe poderia fazer picolé para distribuir entre as crianças.
Em cima daquela garagem imaginávamos tantas coisas de criança, brincávamos de sonhos, do que seríamos quando crescêssemos e saboreávamos os melhores frutos, brincando, brigando, sonhando e crescendo sem nos dar conta dos destinos e caminhos que iríamos percorrer.
Ali, no pé de goiaba branca!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Meu Lugar , minhas lembranças!



Arquivo pessoal


Ouvir Flávio Venturini em Luz Viva, é fazer uma viagem pela natureza e recordar de momentos surpreendentes e de maravilhosa paz. Nos permite através das lembranças ouvir o canto dos pássaros, o correr de pequenos animais entre as matas, sentir o aroma da comida feita no fogão à lenha, admirar o subir da fumaça das chaminés das simples casas a anunciar o perfume do café da manhã.
Um lugar abençoado por Deus, o qual se pode contemplar até a folha que cai das árvores, por já terem cumprido seu tempo naquela estação.
Lugar que escolhi para guardar minhas mais doces lembranças e sonhar com aquelas que ainda não realizei.
Suas ruas estreitas, algumas sem calçamento, o rio percorrendo as veias daquele lugar com a finalidade de manter vivo seu coração, sua magia, sua beleza incomparável.
Respirar aquele ar tão puro que chega doer nossos pulmões, ouvir o barulho do vento, do correr das águas no leito do rio passando por suas pedras arredondadas de tanto serem acariciadas por elas. Contemplar a luz do sol refletindo no leito do rio, formando um espelho de cristal natural.

Arquivo pessoal

AH! Lugar divino!!!!!
Passear por suas trilhas, sentir a presença de Deus em cada passada, retirando da terra a energia e a força para sobreviver aos constantes tropeços vividos. Desfilar entre flores do campo e hortênsias, sentir-se perfumada pelos eucaliptos enfileirados adornando a natureza. Apreciar as araucárias seguindo ao encontro do sol.


Arquivo pessoal

Como as lembranças nos trazem as sensações de estar presente naquele lugar e nos proporcionam uma espécie de transposição de nosso espírito, ao encontro dessa natureza e paz que persigo.
Este lugar é Visconde de Mauá, mas precisamente Maringá, lugar para ser reverenciado, lugar para ser amado e se amar.
Esse é o meu lugar!!!!!!

Ponto de Partida ou a Partida do Ponto?

nteitaperuna.blogspot.com


Que surpresa seria aquela? O que aconteceria depois daquela declaração?
Teriam se encontrado celebrando algo ou apenas por um momento a musa inspiradora foi o ponto de partida para outros caminhos?
Seria o ponto de partida ou a partida do ponto?
Assim lhe disse:
"Cabelos loiros e suspensos num "coque", com o pescoço nu e à mercê da brisa matutina e quente que invade o ambiente de trabalho, em pleno horário de expediente.
Toda vestida de ton sir ton, ajeita os cabelos bagunçados, pelos movimentos quase que incessantes que faz com a cabeça ao virar-se a todo momento, para um lado e para o outro com a finalidade de atender quem a solicita. E abre um pouco mais os olhos amendoados, enquanto os refaz e sorri de alguma coisa engraçada que lembrou durante o ato."
O que aconteceria?

Refletindo no Café

baressp.com.br



Depois de um convite que ficou só no convite, resolvi me dar o prazer de sentar-me à mesa do café do ponto e no ponto do café, seguir alguns conselhos que me foram dados ou apenas resolvi refletir sobre o que ouvi e dar tempo ao tempo, tempo de ter tempo de resolver as coisas a seu tempo.
Escolhi então, um ice-mokascino, que por sinal estava muito gelado, também ice querias o que?
Nesse momento comecei a refletir sobre coisas da minha vida oculta, em mim mesmo. Me mostrava aqueles segredos que se diz ," que há mais mistérios entre o céu e a terra que a nossa vã filosofia possa imaginar."
Percebo que as pessoas se apoderam uma das outras como se fossem propriedades. As pessoas se casam e parece que quando assinam a certidão de casamento estão se transformando em propriedades um do outro, ou só de um.
E aí, as relações se arrastam por anos, alicerçadas em falsos sentimentos, em que tudo vira obrigação. Não se amam mais, porém, os deveres, as obrigações do fazer, do conviver, do suportar, do aturar, da aparência, do estar acostumado com, ficam inculcados no inconsciente das pessoas, que conscientemente carregam uma cruz pesadíssima. Esse carregar, se dá pelo medo, às vezes das perdas, das dúvidas, dos interesses e assim vai se empurrando com a barriga aquilo que já acabou há algum tempo.
E aí sim, percebe-se que por querer, intentar a felicidade dos outros, nos perdemos de nós mesmos e esquecemos de ser felizes também.
Se os outros estão felizes? Não sei, porém devem no fundo estar exercendo o poder , o poder financeiro, o poder da fragilidade por alguma perda, o poder da persuasão, o poder do machismo, o poder do orgulho, o poder do poder de impor o que se quer, sem pensar que todos poderiam ser felizes sem o poder de ter poder.
E assim vivemos infelizes, sem estar vivendo o que gostaria, ou com quem gostaria sem sentir a culpa de abrir mão do que já está acabado, mas que ninguém quer na mesa as cartas colocar.
E entre o refletir e escrever, tomei o meu ice-mokascino e procurei meu rumo de volta.

Machista é o homem ou a mulher ?

"Psicóloga francesa defende infidelidade masculina para ajudar casamento."

Faz algum tempo que recebi um artigo que relatava a pesquisa de uma psicóloga francesa que defendia a infidelidade masculina para dar um “upgrade”no casamento.

A partir daí comecei a imaginar o porquê desta afirmação, atitude e como minhas conclusões são baseadas no processo histórico e cultural da sociedade e do que presencio cheguei ao seguinte argumento e discussão inflamada comigo mesmo e que agora partilho com os leitores.

Colhemos o que plantamos!

Nós, mulheres somos as reprodutoras da raça humana, sem o nosso ventre não há quem possa nascer. Depois que nossos filhos nascem a tendência é passar para eles nossos hábitos e costumes, de acordo com o que vivenciamos ou aprendemos. E, é aí que mora o perigo! Está lançada nossa sorte ou azar, assim como de nossos filhos ou filhas.

Cheguei de fato à seguinte conclusão, que vivemos numa sociedade iminentemente machista, machista porque parimos, cuidamos e criamos nossos filhos para serem machos, fortes, superiores as mulheres, nada de sentimentos rasgados, doloridos, dramáticos, chorosos, sentimentalismos baratos etc.

E é aí, que está o grande problema da sociedade feminina, que ainda não se tocou no que forma. Quem pari? A mulher, quem cuida? A mulher, quem alimenta? A mulher, quem ensina os primeiros passos? A mulher, quem leva para escola? A mulher, quem ensina normas de comportamento? A mulher e tudo mais que se perguntar, em primeiro virá a mulher como mãe, educadora, psicóloga, médica e tudo mais. Onde fica o pai, você me perguntaria? O pai, ainda hoje em sua maioria sai todos os dias para trabalhar e quando volta só curte a parte boa. O menino se encontra cheiroso, bonito, alimentado e só quer brincar com o papai que fará 99,99% de suas vontades e também, sedimentará tudo que a mamãe “macho” ensinou durante o dia.

Pois é, então o que se pode esperar? Que o menino cresça e se transforme num garanhão, pegador e traidor, quem foi que ensinou? VOCÊ, MULHER MACHISTA QUE PARA CERTIFICAR QUE SEU FILHO DEVA SER MACHO, ENSINOU TUDO QUE VOCÊ IDIOTAMENTE CONSIDEROU COMO ATITUDE DE MACHO, COM SEUS PRECONCEITOS E CONCEITOS ABSURDOS DA CRIAÇÃO DE UM MACHO VIRIL.

Logo, sempre as mulheres irão sofrer mais que os homens quando são traídas, pois foi ela quem ensinou aos homens esta prática. Então, ouça um sonoro “SÓ LAMENTO”. Por isso sempre digo, não se iludam com a fidelidade de um homem, pois foi você mulher que o ensinou a ser desonesto, homem não está precisando de um espaço só dele não, ele só está exercendo com grande louvor os ensinamentos que recebeu a vida toda. Por isso, sempre digo que se existir reencarnação quero ser homem, macho, viril, pegador, ficador, ter amante, ser casado, ter montes de rolos na rua, enfim o que vier será traçado. Agora, se Deus disser para mim, você retornará como mulher para terminar a sua missão, serei obrigada a dizer-lhe que prefiro arder no mármore do inferno a ter que retornar como mulher, nunca mais!

Não que eu tenha raiva de minha condição, mas porque tenho uma filosofia, traição é algo que acontece sempre, “você é traída ou já foi traída ou será traída” não importa, isso vai acontecer em algum momento de nossas vidas femininas. Talvez, você leve um tempo para trair seu parceiro, mas acaba traindo também, de uma forma ou de outra.

Portanto mulheres, que acham que não criaram seus filhos com a visão de macho, mas acabaram sendo vítimas da traição masculina, não se irrite apenas espere a sua oportunidade e destile seu veneno a seu bel prazer , pois vingança querida é um prato que se come frio e maioria das vezes em silêncio, só observando os acontecimentos.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O caminho do vício






Vinha eu para casa depois do trabalho diário, eis que na JB 99,7 noticia a apreensão de um carregamento de maconha que se dirigia aos complexos das comunidades da cidade. Porém, neste carregamento havia algo diferente, não era uma plantinha qualquer se carregava, era a erva agora mais bem tratada, maconha orgânica. Olha que chique! Alta tecnologia em benefício do extermínio da mente humana.
Segundo o locutor esta é quatro vezes mais potente que a normal. Fico imaginando, se a comum já faz um estrago danado, imaginem essa nova modalidade. Se seus fins terapêuticos, realmente fossem utilizados, e fizessem o efeito esperado e relevante para cura de alguma doença, seria louvável.
No entanto, creio que em nosso país esta responsabilidade não exista, é pura ilusão! Não se trata de ser pessimista, mas sim de ter um ponto de vista claro, pois minhas observações do cotidiano me proporcionam este olhar.
Nada neste país é levado efetivamente com seriedade, poderia listar a gama de projetos ou programas que não passam de meios para corrupção política do Estado.
Programas como implantado nas prefeituras, cujo medicamento vai para casa do paciente. Medicamentos para pressão arterial, em 70% dos casos , eles não fazem o efeito desejado e minha família é prova viva disto. Mãe, pai, tios e tias, neles o medicamento entregue pelo posto não fez efeito algum e com isso uma delas morreu.
Além disso, profissionais da área de saúde já comentaram que estes medicamentos são de procedência duvidosa. O que se deseja na verdade é o marketing bem aplicado na base da pirâmide social.
Voltando a plantinha, se programas como o listado acima, já se tem lá suas dúvidas com relação não só a procedência, mas também a sua distribuição e valores, imaginem o que acontecerá com a plantinha danosa.Quatro vezes mais potente, a comum já abre o caminho para o encontro de drogas mais potentes, imaginem o processo acelerado pela nova versão?
Não existe o usuário apenas e tão somente da plantinha, em algum momento seus vôos serão mais altos, através das alucinações e ilusões de um bem estar emocional, psíquico, ou seja da forma que for.
O usuário começa dando um "tequinho" de leve, algum tempo de uso e ele criará coragem de dar uma "cheiradinha" na branquinha, depois desta, provavelmente ele desejará fazer uma viagem ao espaço sideral e experimentará uma "picadinha na veia". Até que não satisfeito enveredará pelo caminho mais deprimente das drogas o "crack".
A pergunta é: Já conviveu com um viciado em seu núcleo familiar? Se sim, não deve ter gostado, pois é a própria visão do inferno, o desespero toma conta de todos, a falência do ser humano comprometendo a saúde de toda uma familia e do próprio.
Eu já presenciei isso, e não é nada fácil para os pais e familiares verem a degradação e destruição do ser que colocou no mundo.
Depois das doses excessivas e do vício destruidor, corre-se o risco ainda de se contrair AIDS. E essa mistura de vícios, drogas e aids penaliza que contraiu e quem assiste, tendo este que se tratar também. E mais uma equação para resultados destruidores é formada

M= Mp x Cp x CP + AIDS

M=morte/ Mp= maconha potencializada à quarta/ Cp=cocaína potencializada/CP= crack potencializado ; Aids=todos sabem o que é.

Infelizmente, nossa nação ainda não está preparada para encarar as drogas como algo democrático e de livre arbítrio. As consequências sempre são pagas por quem não é viciado, doente ou não tem nada a ver com isso.
Se a opção pelo uso de qualquer droga deva ser de livre arbítrio, a responsabilidade dos males no corpo e na vida de quem usa deveria ser também de responsabilidade do usuário, porém sabemos que isto não acontece. Os problemas sobram para todos os lados e as consequências são as piores

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sempre Questionando



Arquivo pessoal
Sempre questionando o ponto da questão!


Algumas vezes aponto o lápis para o papel meio que sem saber o que escrever. Mas aqui neste lugar, ouvindo esta canção que mais parece uma canção de ninar, o que acalma meu coração e minha alma. Neste instante penso em tudo e ao mesmo tempo em nada.
Penso nas coisas que vivi e nas possibilidades que ainda terei durante esta hospedagem por aqui, pois não se sabe quanto tempo durará, acho que ninguém sabe!
No entanto, a música soa como um prenúncio de dias que poderão ser memoráveis, talvez! Assim a música soa em diferentes notas, maiores ou menores, sons mais agudos ou graves, numa cadência da qual pode o ritmo embalar os corações.
Este embalo e cadência são como a vida que muda a cada nota ouvida, assim nunca permanecemos no mesmo lugar e em alguns momentos vivemos sem clareza, outros em êxtase e em outros nem sabemos por que vivemos ou para que viemos. Simplesmente, vivemos os nossos dias assim, assim.....
Pensar no que nos espera seria querer adivinhar o futuro, mas este dom não possuo. O que tenho ou sinto são as intuições, porém nem sempre as sigo por ser teimosa, pois em sua maioria são quase certas. Por duvidar delas, os momentos vividos se justificam.
As sensações e momentos vividos durante nossa estadia por aqui ora são permitidos por nós, ora são encaminhados pelos acontecimentos que nos envolve como redes a pescar. Os peixes pescados podem ser de boa qualidade ou não, e só experimentando é que saberemos se nos causam dor.
Sendo dor não considero aprendizado, fico no campo das experiências para mais tarde analisá-las, questioná-las, de modo a não ser injusta com este ou aquele, mas refletir em que momento houve justiça ou injustiça e se valeu à pena ou não. Pois, cada ato apresenta uma forma diferente e a maneira da condução nos dirá se foi válido ou não.
De certo que críticas acontecerão se positivas ou não, deverão ser analisadas, e novamente questionadas.
Todo tipo de questionamento pode ser válido desde que os envolvidos se mantenham abertos ao diálogo, se fechados no interior de si mesmo não descobriremos o que nos levou verdadeiramente àquela direção e o silêncio atormenta o nosso interior e nos castiga, machuca e dilacera tanto um quanto o outro, logo se não temos mais olhares ou direções, algumas hipóteses são lançadas para a explicação a primeira: o sentido deixou de existir; segundo olhar: existe o sentido, mas se reserva o direito de sentir a sua maneira; a terceira: o que incomoda também é incomodado, e a quarta possibilidade: ainda existe algo que se tem medo de falar pra não fraquejar, os sentimentos.
O que ? Como ? E Por quê? Estes são os meus questionamentos diários, não posso mudar sou uma mulher “perguntadeira”.
E a música continua a soar, como um prenúncio de dias memoráveis.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Se liga, POVO!!!!!!!!!!


cantinhodabeluai.blogspot.com

Muito interessante o debate dos candidatos a governador do nosso Estado. É de fato um momento de "barraco" em rede nacional, destilação de venenos de serpentes políticas e interesseiras.
Não tem candidato bom, tem candidato interesseiro. Cheios de boas intenções, aliás de boas intenções o inferno está cheio e como o inferno é por aqui mesmo, então cariocas e fluminenses preparem-se para arderem no mármore do inferno. Sucumbam suas raivas e mortifiquem seus desejos, pois no inferno não há desejos, há apenas dor e tormento.
Que pessoa é essa? Que governador é esse? Eu já o conhecia, mas acho que quem votou nele nunca o conheceu. Pessoa debochada, abusada e tirana e o que é pior todos estes adjetivos são elogios pra essa figura. Olho junto, mau-caráter, sem noção, almofadinha e o que quiserem acrescentar. Todos os outros candidatos são aprendizes, coitados! Mas, sabem tocar na ferida, pena que não tenham mais tempo para argumentar e "esbofetear" com dados que ficam por baixo dos panos da política suja de todo o país.
Segurança, Saúde e Educação, SSE eram os pilares do governo do Estado, até que passou a ser só SS, pois E de Educação, ficou completamente de lado. Pra que educação? Raciocinem, se o menino tiver educação de fato e de verdade, ele não irá votar nessa pessoa, logo é imprescindível que o menino não tenha uma boa educação.
Uma boa educação faz com que o menino fique esperto, crítico, aquele papo que está nos livros, e que na prática não funciona. O mau funcionamento garante a permanência de pessoa como esta, no poder. Pois, ele parte do princípio de que o povo necessita de comida e circo, a primeira ele tem na escola e a segunda o próprio povo faz, a palhaçada, mas o mesmo não enxerga isto. Então, fazer o que, né?
Escolas com ar condicionado, cada um alugado por R$ 900,00, computadores alugados sem funcionar cheios de poeira em cima da mesa do professor. Se tens que fazer lançamento de notas, a internet da sua escola funciona mal ou não funciona. O modem que você recebeu, juntamente com o laptop, funciona através da manivela ou da corda, demora 200 anos para abrir a página. Prefiro os diários de papel, aquele antigos sabe, o verdinho, funcionam mais rápido, em tempo real.
Salário do professor, que isso! Está brincando com a minha pessoa? Noooooosssaa !!!! Ganhamos bem pra ......, vou até andar de helicóptero, comprar uma CRV "compreta de tudo", inclusive com motorista. Ah!! Esse tem que ser o CARA! Bonitão de tudo! Inclusive com dinheiro pra pagar a gasolina aditivada ou diesel que tem que ser colocado no helicóptero ou na CRV.
Professor tem tudo de graça, como é o sábio, pensador, bramani lááááá na India, crítico, um eterno estudante, tem curso de mestrado, doutorado e pós-doc a seu dispor, em qualquer momento. Este está bem amparado, tem plano de saúde tipo Unimed Omega, com tudo que tem direito e mais um pouco. Tratamento de voz, em qualquer momento, aliás não se precisa disto em todas as sala de aula tem microfone, por isso que eu estou rouca! Ué.. acho que tem algo errado, não está certo? Será que alguém pensou que o microfone era uma mini-geladeira e levou o dito cujo pra gelar àquela cervejinha? Porque eu ainda não fui apresentada ao mesmo!
Ainda sobre a vida financeira do professor, como ele tem plano de saúde top de linha, vale-transporte, tem a oportunidade de ter um agrado quando faz uma capacitação além graduação recebendo por isso (esta chega quase depois de morto), tem cesta básica, todas as despesas pagas etc, poxa vamos combinar o que ele recebe é muuuuiiito, pra que professor quer dinheiro?
Professor não é gente, é sacerdote, não tem família vive para exercício de sua função ensinar, doar-se, ter discípulos que o sigam e transgridam porque se não, não tem graça. Sem transgressão ninguém aprende nada.
Professor tem merenda na escola, enquanto não o proibirem de comer na mesma. Talvez, ele ganhe um ticket-refeição de uns R $50,00 e poderá comer num restaurante digno ou então nem uma coisa, nem outra. O ilustre governador vai mandar construir um restaurante "pop", próximo à escola e o Prof. vai até lá pra almoçar com os seus discípulos ou os outros professores intelectuais e transformar o restaurante "pop" num local filosófico, sofista, sofisticado, cheio de pensadores. Já pensaram nesta possibilidade? Assim fica mais barato! E não se fala mais nisso! Professor vai precisar apenas de uma ajuda de custo. Vai que o cara precise comprar uma flor pra namorada(o) ou esposa(o), ou um perfume para os mesmos? Ah... gente me desculpe! Ele não vai precisar disto, ele só tem compromisso com a educação.
Ai.. Meu Deus!! Quando é que este povo vai acordar, aprender, compreender, entender e discernir que esmola não é orgulho pra nada? Quando vão entender que ganhar dos governos as "bolsas da vida", é apenas uma forma de estar aniquilando sua capacidade de exibir seus talentos, exercer sua função social de cidadão do século 21? Até quando a lei de Gerson vai vigorá neste país de Meu Deus?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

NASCEUUUUU!!!!!!!!!!

OI! Cheguei!!!!!!!!
Giuliana Cruz Bassini Cavallini

Chegou a menina bela e formosa que antes mesmo de nascer, já tinha um acróstico em sua homenagem. Aterrisou ontem, para alegria de todos e felicidade geral da nação, pois estava demorando demais e preocupando todos. Mas chegou !
Cheia de graça e encanto para iluminar nossas vidas e podermos contemplar sua beleza . Como está na introdução deste blog " A vida é um presente", e Giuliana foi o mais belo presente do ano de 2010.

MENINA DE ROSA

Menina linda de rosa.
De rosada face, nos
deixa rosa de emoção.

Pura, bela, angelical
propriedade de Deus,
habitando em nossos corações.

Contrariando os absurdos da vida,
desencadeia sentimentos puros,
mas ainda, existentes no SER.

Menina linda de rosa!
Você nos faz perceber,
que é possível renascer!

Seja bem vinda!
Minha flor-menina,
Menina linda de rosa.



O acróstico desta menina-flor encontra-se no blog : Chá de Giuliana, em 5/07/2010.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Singela Surpresa

dragteam.info


Hoje fiquei extremamente feliz ao receber de uma aluna, uma singela e carinhosa homenagem.
Fiquei surpresa, pois não esperava ter honrosa dedicatória em forma de poesia. Durante todo o ano letivo travamos uma luta na esperança de ter de nossos alunos, bons resultados, interesse pelo que falamos, realização de atividades, aconselhamos, mas não acreditamos ser reconhecidos por isto ou aquilo.
Eu pelo menos fico satisfeita quando meus alunos correspondem as minhas expectativas, mas não espero que venham me elogiar ou agradecer. O que levo para sala de aula é meu desejo de que todos progridam, que encontrem seu caminho e que este seja próspero e generoso. Imagino que cada um de deles seja um pouco meu filho ou minha filha, e sendo filhos (as) desejo o melhor.
Na verdade os meus votos são iguais aos que desejo para minha filha e pessoas queridas, pois eles fazem parte do meu dia a dia e quando emanamos sentimentos bons para com nossos semelhantes, recebemos também sentimentos e desejos positivos. É a troca sincera de respeito, humildade e o reconhecimento de que no outro há um pouco de nós e vice e versa.
Algumas vezes, somos obrigados a impor limites, mas nada que uma boa "bronca" não resolva ou apenas uma conversa ao pé do ouvido. Enfim, as relações sejam quais forem só são bem resolvidas se forem claras e respeitosas.
A poesia que segue me foi entregue hoje durante a aula. A aluna Annara Flávia da turma 703, aproximou-se de mim e disse:
-Professora, queria entregar-lhe isto! (Até pensei que fosse algum trabalho do qual havia me esquecido), abri e era um poema tão cheio de carinho e sentimento que fiquei emocionada por perceber que de alguma forma, cativei àquela adolescente.
E ela ainda acrescentou: -Profª, pedi minha irmã para fazer pra você!
Eu lhe disse: - Continua sendo linda do mesmo jeito!


Rosas !!!

Rosas que voam
levadas pelo vento.
Rosas que choram
pelo sofrimento.

Rosas colhidas
que caem ao chão.

Rosas no campo
ou no sertão,
ou até mesmo
rosas no coração.

Há vários tipos de rosas,
mas nenhuma é tão bela
como você, oh... donzela!


Ass. Annara Flávia

Para: Profª Márcia

Muito Obrigada, por ser essa professora maravilhosa!!!!!
"São estas pequenas coisas que revigoram nossas almas e não nos permitem desistir, nem da educação, nem do ser humano."
Sempre podemos em algum momento fazer a diferença na vida de alguém e isto, me deixa muito feliz. Muito Obrigada Annara pelo seu carinho!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Não sou ARARÁ. Eu penso, logo existo e como EXISTO!



Fico impressionada com as diferentes formas de conhecimento hoje, exaltadas. Há uma chuva de livros, frases, palavras e sílabas... relacionadas à literatura de autoajuda, auto-conhecimento e auto sei lá mais o que.
Como se ganha dinheiro escrevendo sobre conhecer-se, transgredir, reconhecer, escolher, mudar, optar, ônus e bônus. Gostaria de saber em que momento de nossas vidas estes verbos não fizeram parte do nosso cotidiano? Acho que sempre.
Sempre conheci desde pequena receitas de bolo e para outros fins, agora receita para viver, ainda não. Pensemos, se lermos a Bíblia tal como deve ser lida e interpretada (cá pra nós, há um trilhão de interpretações), de modo simples apenas, à luz da luz, não à luz desta ou daquela filosofia ou religião. Com um pouco de boa vontade, se entenderia que ela por si só, é um livro de auto-ajuda. Uma vez que temos Deus como Ser Supremo e que cultuamos a Bíblia como criação do bem viver à luz de Deus, então não seria necessário tantos livros de auto-ajuda, conhecimento etc.
É engraçado e como minha mente é mais rápida que minhas mãos para escrever, então às vezes o pensamento passa batido e a mão não dá conta do mesmo. De qualquer maneira, retorno com grande esforço para pensar, por que as pessoas não se ajudam lendo o livro sagrado?
Não há na vida apenas um trilho ou caminho, em algum momento escolheremos o caminho a ser trilhado, a opção é de cada um e de como se vê a vida.
O fato é claro e o papo é reto!
As coisas acontecem, algumas por acaso, outras provocadas. Tanto uma quanto a outra gerará escolhas, mudanças, opções, ônus e bônus. O problema não está em nenhuma destas ações, mas sim na forma como são efetivamente conduzidas.
O Ser Humano tem uma tendência a pensar somente em si, como o único no mundo e esquece que tem outros ao seu lado, principalmente quando há acontecimentos que provocam outro desencadear de ações e reações.
Quando tomamos uma decisão penso eu, devemos ter ciência de que pelo menos três opções temos: à direita, o meio e à esquerda. Se à direta encontraremos uma opção, poderá ser boa ou não, se à esquerda acontecerá o mesmo e se escolhermos o meio - estaremos em cima do muro, ou seja, não decidimos nada!
Mas creio eu, que este ainda não seja o maior problema. O maior transtorno se dá quando suas decisões e mudanças etc, não estavam na consciência do outro. Vamos combinar não se vive sozinho! E as relações são inter-pessoais, qualquer que seja à ação, em algum momento de sua vida social e entre seus relacionamentos, esta ação afetará o transcorrer dos fatos. Se com ônus ou bônus, quem saberá é você!
Sendo assim, temos que estar preparados para o que vier, para o que vem do outro. Se houver concordância verbal, ótimo. Agora, se o mesmo não concordar com os pronomes, adjetivos e substantivos, então esteja preparado para o ônus e não lamente, simplesmente, aguente!
Certamente, que se o ônus aparecer será sinal de que "Alguém" ajudou este a ser construído. Possivelmente, antes da mudança se abriu uma brecha, algumas chances, encheu-se de esperanças, cativou-se, buscou-se, insistiu-se e certificou-se do quanto poderia se avançar no seu intento. Só que nem todo ser humano tem coragem para assumir suas "culpas", culpas sim, culpas por ter interferido na vida do outro e se aproveitando, talvez de momentos "especiais", se fez acreditar. E aí, o outro "entrou de gaiato no navio e entrou pelo cano".
Geralmente, o que acontece é que a problemática da situação não é resolvida, por que um entende que ele tem livre arbítrio e que o outro tem que aceitar as condições impostas. E se o último não quiser aceitar o "camarada" não está nem aí!
A realidade é esta! As pessoas são egoístas, querem resolver o seu interior, a sua problemática esquecendo que o outro sente tanto quanto ele. E aí, fica nesse chove não molha, tecendo frases positivas, felicidade é assim..., escolhas , mudanças etc.
Seria cômico senão fosse trágico perceber a forma que as pessoas encontram para fugir dos fatos ou dar uma explicação digna da dignidade do outro ou ser respeitoso com a vida e os sentimentos dos seus iguais.
As ações do cotidiano refletem para todos os lados, então o que deve ser avaliado por todos, principalmente pelo que é o causador é: Até onde eu posso ir? Onde é o meu limite e o limite do outro? Ou seja, pensar... "O meu direito termina, onde começa o seu." Isto não é só para direitos e deveres não, isto é para tudo na vida.
Se as pessoas respeitassem mais as outras em sua totalidade como: sentimentos, diferenças, limitações etc, muitos acidentes e incidentes entre estas seriam evitados. Mas, hoje só se quer saber do EU, primeiro EU, segundo EU, terceiro EU e assim por diante, não pensando no outro que de alguma maneira está envolvido nos acontecimentos e estes envolvem SENTIMENTOS.
Hoje me parece que as pessoas estão sendo programadas para olharem apenas para seu umbigo, não se importando com quem está ao seu lado. Não fazendo diferença se este ou aquele tem sentimentos ou não. Isto e tudo mais um pouco não importam, o que se cultua é : "Eu quero resolver o MEU problema. Eu quero a solução!"
E assim.... Cresce a humanidade, buscando ajuda nos livros de receitas para o bem viver, enquanto que o bem viver está nas entrelinhas do que é respeito ao próximo em todos os sentidos.
Estes livros são ótimos quando queremos esconder de nós mesmos os nossos problemas, o que nos aflige, o que nos preocupa e principalmente nossas culpas, sejam por acaso ou provocadas, ou ainda por acaso e provocadas. Quando as culpas não são desveladas, ou seja, "os pingos não são colocados nos Is", nada de fato ficará resolvido no seu interior e nem no interior do outro.
"A vida é simples, as pessoas é que complicam". Por isso, tudo fica mal resolvido e onde do amor poderia existir algo próximo da amizade, dificilmente irá existir e sabes por quê? Porque falta coragem para se colocar diante do problema. Julga-se que seja melhor escamotear, esconder-se, desprezar, fingir que não vê o outro, dispensar. O outro virou coisa nenhuma de nada.
Destitua-se da sua impossibilidade de enfrentar os fatos e coloque sua "cara à tapa", deixando de ser fingidor, um fingidor de boas maneiras e educação ou "deseducação". Aja com a conformidade da clareza, enfrentando com verdade e sentimento e se colocando no lugar do outro.
Nós, seres humanos, precisamos aprender a nos colocar no lugar do outro, antes de tomarmos atitudes que mudarão não só a nossa vida, mas a do outro também. Para isso se inventou o diálogo, a argumentação, a contra-argumentação, a réplica, a tréplica etc.
"Toda palavra proferida de nossa boca tem o poder para dar vida ou morte, depende de como ela será usada". Mateus 12 : 33 à 37.
Se o outro está sentindo dor e sofrimento, te garanto que não o faz por querer, mas infelizmente teve a "mãozinha" de alguém que o conduziu. Provavelmente, ele tenha acreditado na ilusão, pagou pra ver e se ferrou literalmente. E agora o causador quer dar uma de bom moço? Caia na real!. Este participou, cooperou, conduziu, contribuiu, encaminhou para situação. É o ônus ou querias só o bônus?
Quem sofre aprende, mas quem provoca o sofrimento em algum momento também aprenderá.
Sou mais as frases ou jargões ou ditados, como queiram, os antigos:
"Respeito é bom e eu gosto".
"Respeite para ser respeitado".
"Quem bate esquece, mas quem apanha não esquece".
"O seu direito começa, quando o meu termina."
"Para toda ação, existe uma reação"

Então, aguente o tranco e enfrente os fatos, a dor, o sofrimento o seu se tiver e do outro que sente por causa de sua atitude. É, meu "camarada", é o ônus e o bônus, crie coragem e honre o ser, o SER HUMANO que é!
Não se esconda, enfrente! Dialogue, fale, convença o outro e a si mesmo!
E então, quem sabe as dores e sofrimentos sejam amenizados e esquecidos, e tudo seja apenas mais uma página virada de outra grande história vivida?
Simplesmente, experimente!