Discernindo a Existência

Discernindo a Existência : Será que é possível ?

A Vida é um Presente

A Vida é um Presente
Então, desfaça o laço com carinho, desembrulhe sem pressa, abra a caixa, contemple a beleza que lhe foi imputada e aproveite cada segundo desfrutando de seu bom uso.
Aproveite, ame sem preconceito, divirta-se com sabedoria, estude, conheça, informe-se, pois conhecimento ninguém lhe tira, faça boas ações, embora cometer erros faz parte da vida.
Porém, o mais importante é que realize seus sonhos, ainda que pequenos, médios ou grandiosos. Não desperdice seu tempo pensando no que poderá acontecer, faça o que puder e enquanto puder, antes que o arrependimento lhe pegue e seus momentos se transformem em frustração.
"Nós temos hora para chegar e partir, então aproveite o intervalo".

sábado, 30 de outubro de 2010

Caminho e descaminho

genilda.ana.zip.net
Ao som de um sino dos ventos e Shepherd Moons (Enya)

Foi um encontro casual, puramente casual, mas frio, tenso, sério e sem a graça de outrora.
A beleza, leveza, serenidade, alegria, simplicidade de palavras e a sintonia inexplicável se perderam num caminho ainda obscuro, sem a clareza do que era nascido ou do que nasceu. E como um bonsai foi podado para não criar a forma das estrondosas árvores, que crescem, florescem, frutificam e se renovam a cada estação.
O que havia nascido se tornara incomodo e assim foi podado, amarrado e menos regado para que permanecesse na sequidão. No entanto, o bonsai segundo os japoneses dura muitos e muitos anos passando de geração em geração, dependendo da essência de quem persevera este poderá florescer a seu tempo.
Desta forma, o bonsai também percorrerá o seu caminho num lindo jardim japonês, aguardando o que a si está destinado.
Percorrido o curto caminho do encontro casual, o encontro tornou-se descaminho e desencontro, seguindo cada um o seu caminho.







Se existir a boa essência, ele florescerá lindamente.




sergioserra.multiply.com



Se não existir a essência, ele secará e mais retorcido se tornará.








infojardin.com


    quarta-feira, 27 de outubro de 2010

    O que escrevo...


    arquivo pessoal

    Me disseram que minhas poesias pareciam ter sido psicografadas, pois em sua análise estas falam de amor, mas este amor não mais parece de fato amor, parece mais dor e sofrimento. Portanto, o amor não seria amor e sim, sofrimento e dor.
    Não sei exatamente se compreendi bem, mas acho ter compreendido que o leitor quisesse dizer que o que foi externado nas poesias teria se tornado doença. Como sempre digo as interpretações são livres para cada leitor, mas sempre ressalto que devemos ler as entrelinhas de cada texto, por isso a compreensão do que lemos é mais demorada.
    Bom, compreender as entrelinhas nos leva a analisar, imaginar e conhecer um pouco mais o que passa na cabeça do autor, quando este resolve expôr seus textos, narrativas, poesias, contos e etc. Assim, algumas vezes ou quase sempre coloca nos seus rebentos um pouco de seus sentimentos, podendo ser dores, alegrias e etc, ou podem não colocar nada disso e apenas discorrer do que observa através da janela da vida.
    As psicografias, geralmente, falam das relações familiares, de particularidades das famílias para que reconheçam o espírito que se comunica. Os assuntos giram em torno de arrependimentos, situações que não foram vividas e por isso causam este; mensagens de conforto, enfim diferentes mensagens adequado à cada família ou especificamente para uma determinada pessoa.
    Se minhas poesias foram escritas ou psicografadas por um espírito especial incorporado em mim, significa que o que foi revelado nas poesias, já deve ter sido vivido em outra ocasião e também não deve ter tido um final feliz, assim conclui-se que estas devem ter sido escritas para que haja um resgate dessa tal felicidade ou amor que não foi vivido. Ou seja, deve ser um recado para alguém que teve um amor interrompido, causando o sofrimento e a dor, talvez por não ter sido correspondido ou por motivos outros teve sua idealização abortada.
    Ainda no campo das chances, quem sabe não seja a oportunidade de se pensar melhor e se dar uma chance a esse amor que transcende a razão, causando tanta dor e sofrimento, pelo fato de não ter sido concluído, vivido ou realizado como se desejaria em outra época? Quem estuda vidas passadas sabe muito bem o que é isso! Quem sabe seja a época da correção, do resgate, de se viver este amor?
    Enfim, se psicografia ou não o fato é que escrever tornou-se um ato de amor para mim. Cada texto, poesia, música (Jay Vaquer), é um filho que nasce e apresento para meus leitores e por todos tenho um carinho especial. Minhas poesias retratam sim, sofrimento, dor e também amor, pois este pode ser sentido e não exatamente vivido, uma vez que nem sempre quem recebe um amor tão puro, verdadeiro, sem interesse está preparado ou sabe recebê-lo.
    Às vezes, não é capaz de perceber a sutileza dos sentimentos e emoções ou tenta ignorá-los, para que fique mais fácil para vencê-los. Assim, preferem não opinar, se calar ou manter-se em silêncio. Se há motivos contundentes? Não se sabe.
    O fato é que se há dor e sofrimento, significa que existe amor, mas os dois primeiros são sentidos porque a ausência do amado se faz ou se fez presente. A ausência, provavelmente, de quem cultivou por motivos inexplicáveis e o dispensou. Talvez, o motivo tenha sido a tal mudança e para isso se tem todo o direito.
    Assim, no campo das análises dizem que quando se tem amor deste tipo deve se mudar o foco, o objetivo para não cultivar amor não correspondido. Procurar sua felicidade, outras motivações, ser feliz consigo mesmo. A pergunta é: Se é feliz sozinho? Claro que não.
    As motivações continuam, não deixarão de existir, porém tudo acontece um pouco mais devagar. Se o amor fosse correspondido tudo isto existiria com mais força e rapidez, vivacidade e é claro acompanhado e impulsionado pelo o tal do amor. No entanto, a impossibilidade da correspondência ofusca um pouco a motivação , mas não a enterra.
    Como não há correspondência se espera no tempo, aquilo que só o tempo pode dar, o tempo de secar a ferida e o tempo de se encontrar outro que saiba receber e não tenha receio de vive-lo.
    No mais, em tudo o tempo dirá!


    terça-feira, 26 de outubro de 2010

    Brasília, um momento feliz! II



    Arquivo Pessoal


    Lugar de se apropriar da cultura.
    Aterrisar aqui é o mesmo que entrar numa biblioteca. É como comparo este ambiente em que estive hospedada por 4 dias.
    Momentos sem igual, conversas trocadas embasadas numa diversidade de assuntos, dos quais nossa atenção é involuntariamente absorvida pelo falante, que ministra aulas de conhecimentos gerais com tanta propriedade que chega arrepiar-me, tal é o vasto conhecimento que perpassa pela política, religião, economia, sociologia, filosofia, história e etc.
    Fico completamente absorvida e encantada com pessoas que se apropriam do conhecimento e tem uma visão de mundo muito próxima da realidade, mas que faz redes entre o passado, o presente e o futuro, assim conseguindo delinear todo o processo histórico e a realidade que nos cerca e vemos.
    Saber , conhecer, estudar, pesquisar são verbos de ação que me fazem mergulhar com curiosidade no conhecimento, na ciência, me entusiasmam a absorver as diferentes formas de entender e compreender o mundo em que vivemos.
    Sou uma apaixonada por história e ter a companhia de um pessoa que discorre sobre esta após uma vasta leitura e conhecimento de causa, é extremamente prazeroso.
    Conversar, interagir com uma pessoa que sempre estudou com seriedade, já leu incontáveis livros, que tem em sua casa uma biblioteca em cada espaço, que viajou o mundo e nos convida a partilhar este conhecimento é o mesmo que fazer um tour ao vivo pelos diferentes lugares e assuntos como se estivéssemos no local, vivendo cada cena ou conflito contado.
    Assim é meu tio, um homem culto, mergulhado na curiosidade do saber e que sabe muito bem dividir e doar este saber como ninguém.




    segunda-feira, 25 de outubro de 2010

    Brasília, um momento feliz!


    Arquivo Pessoal
    Planalto Central da Corrupção, Brasília é um lugar onde quase tudo é certinho demais. Avenidas largas, quadras bem definidas, setores para isto e aquilo, centros comerciais bem localizados, organização física e muitas tesourinhas para entrar, sair e mudar de lado nas pistas, ou seja, os nossos famosos retornos. Para quem mora no Rio de Janeiro e costuma burlar velocidade como eu, é de perder a paciência dirigir neste lugar, onde a cada km existem dezenas de pardais.
    Sinceramente, aja saco para tanto limite de velocidade entre 60 e 70km/h.
    Mas isto não ofuscou e nem ofusca a minha visita aqui, faz com que eu tenha histórias para contar. Resolvi deixar a mesmice do Rio e respirar outros ares, como aqui tenho aconchego, por que não aproveitá-lo?
    Meu niver apesar de não ter muitos motivos para comemorar, me presenteei com a viagem, afinal de contas eu mereço!
    Diferentes dos dias de comemorações em casa, me recepcionaram aqui como uma lady, lady Márcia.(Que pretensão!) Muito bem recebida por meu familiares, fui recepcionada com comemorações em todos os dias de minha estadia aqui: presentes, almoços, jantares e festas surpresas, com direito a bolo, salgadinhos, pastinhas, queijos, vinhos e perfumes(que adoro, é claro!)
    Perfeito! Principalmente, para quem não estava com a menor motivação para comemorar coisa alguma. Em algum momento, alguém sempre intui quando estamos precisando de mimos um pouco mais mimados.
    E assim a vida continua...."uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"...(Já dizia o poeta)

    Poder e Dever


    X

    my.opera.com

    Às vezes intuímos ou extraímos de nosso interior pensamentos sábios, mas nem sempre os conduzimos ao exato ato de exercê-los como fonte de vida e sabedoria. Num destes momentos de profunda reflexão, no sagão do aeroporto, pude abstrair-me da sociedade barulhenta e tal como uma psicografia, acho que psicografei algumas regras básicas para convivência humana.
    No entanto, devo admitir que nem sempre é fácil dominar o ser irracional que se encontra em cada um de nós. Logo, para dominar o animal irracional de nosso interior acredito que seja preciso ter uma boa destreza e um bom domador de "feras". E admito que em determinados momentos, eu até consigo entender a exata dimensão de determinadas atitudes, mas confesso que não consigo compreende-las, aliás eu estou me negando a tal ação. Tem horas que me sinto um galho de goiabeira como dizia minha avó: "Ela "verga", mas não quebra"!


    Poder e Dever
    Podemos ser felizes, mas não devemos provocar a infelicidade alheia.
    Podemos amar, mas não devemos cultivar amor demais quando não podemos corresponder.
    Podemos ser sinceros, mas não devemos ser hipócritas e enganar quem é sincero.
    Podemos mudar, mas não devemos mudar usando o descaso para justificar a mudança.
    Podemos refletir, mas não devemos ser egoístas demais na reflexão.
    Podemos cultivar sentimentos bons, mas não devemos destruí-los em vão.
    Podemos ter muitos amigos ou apenas um, mas não devemos ultrapassar o limite da amizade.
    Podemos voar mais alto, mas não devemos cortar as asas dos vôos alheios.
    Podemos ter esperanças, mas não devemos tirar a esperança do outro.
    Podemos nos enganar , mas não devemos enganar o outro.
    Podemos findar relacionamentos, mas não devemos deixá-los inexplicáveis.
    Podemos e devemos ser felizes, se honestos, justos, claros, sinceros e verdadeiros, principalmente com quem nos ama. Caso contrário, será mais um engano!


    Mas, diga-me: Foi engano?

    segunda-feira, 11 de outubro de 2010

    Asilo ou Exílio ?

    winstoncarneiro.blogspot.com




    Este fim de semana visitei um asilo para idosos no interior do estado, confesso que nunca antes havia feito tal visita, embora saiba que este é um local bem comum para quem não morre novo. Quero dizer uma possibilidade muito presente para um futuro bem próximo.
    Existem muitas frases que se referem ao "envelhecer", que tentam enaltecer tudo que se adquire com a idade como : sabedoria, paciência, aprendizado, experiência, maturidade, etc. Mas, a história ou quadro que se vê não é tão romântico ou enaltecedor assim.Quando se entra num asilo a constatação é outra.
    Vivemos num país de abusos em todos os sentidos, abuso de poder, arbitrariedades sociais, políticas corruptas, desvios de verbas, políticos corruptos, enfim os abusos e as arbitrariedades passam por todas as esferas do poder: Executivo, Legislativo e Judiciário. Então, já viu né, não sobrou nada!
    O que sobra mesmo é a boa vontade de algumas pessoas que gostam de ajudar que tem como missão de vida cuidar do outro, ou fazer o bem sem olhar para quem e do povo em si que se solidariza em todos os momentos que são solicitados.
    Por esta pequena introdução, pode-se perceber que ficar velho ou amadurecer é um problema sério. Além de ficarmos debilitados em nossas ações, escrevo ficarmos porque este é o caminho de todos nós, não adianta que ainda não encontraram a fonte da juventude, nem tem cirurgia plástica que dê jeito em velhice. Pode até dar uma melhorada aqui e ali, mas não durará por muito tempo, quando o corpo começa a envelhecer fica bem parecido com o carro velho, ajeita de um lado, cai do outro. E, nós somos assim, tomamos remédios para uma coisa e estragamos outra, e daí por diante o que todo mundo que é gente já sabe.
    Um pouco de humor à parte, mas o caso é bem sério. Em nosso país envelhecer é prejuízo, para quem envelhece principalmente, pois este passa a ser discriminado por todos, pela família e pela sociedade. Os idosos se tornam mais vulneráveis às doenças, às outras pessoas, são mais sensíveis, seu raciocínio fica lento, a vida não tem mais a mesma velocidade que antes, o corpo não corresponde mais com tanta vivacidade e energia. Alguns mantêm a memória perfeita porém, o corpo mais debilitado ou vice -versa. O fato é que tudo vai se tornando mais difícil, além de uma série de doenças que vão contribuindo para incapacidade e maior dependência dos outros
    para sobrevivência.
    Para uma qualidade de vida na 3ª idade é preciso muito mais que viver bem na juventude, é necessário um ótimo salário, uma família paciente, unida, assistência médica presente, atividades físicas e mentais que mantenham a chama viva de cada pessoa.
    Alguns podem até dizer que quando se tem uma família unida tudo se ajeita, não acredite nisso 100%, pois cuidar de um idoso que se pareça com àquela senhora de 103 anos que mora no Rio Grande do Sul, é fácil. Agora cuidar de uma pessoa idosa que tem sérios problemas de saúde, os quais o impossibilitam de movimentar-se, é muito diferente e caro.
    Neste asilo moram 36 idosos entre 65 e 85 anos, seus benefícios R$ 510,00, das histórias familiares pouco se sabe. Alguns têm famílias, mas estas não possuem condições de ficarem com eles, seja por questões financeiras ou outras, mas também não os visitam. Outros não tem família mesmo, ou seja, seus familiares já morreram ou moram em outras cidades e também já se esqueceram de visitá-los. Enfim, são diferentes motivos para que aqueles 36 idosos, sejam deixados ali, sem ao menos uma visita mensal ou um telefonema.
    A responsabilidade por estas vidas fica nas mãos de quem administra com coragem esta instituição, que já esteve nas mãos de outros que também pouco puderam fazer , uma vez que dependem do poder público para enviarem as verbas necessárias para manutenção da mesma. As verbas chegam às prefeituras que demoram muito tempo para repassá-las. Desta forma, quem dirige a instituição começa uma peregrinação batendo de porta em porta em busca de alimentos, roupas, medicamentos, mão de obra voluntária e etc. Para manutenção de trabalhadores internos, o salário de cada idoso é utilizado em pagamentos de mão de obras tais como: enfermeiros, cuidadores, médico, cozinheiros, arrumadeiras e o pessoal da lavanderia, uma folha de pagamento que não me causa a menor inveja.
    Para se manter esta instituição aberta é necessário que todos estes funcionários estejam registrados, e que se tenha total transparência nas contas da mesma, caso contrário a instituição pode ser fechada. E aí, perguntei: E os idosos irão para onde? Ninguém sabe ou melhor não querem nem saber, problema de alguém. Quem?
    Sem família, doentes ou mais debilitados pela depressão, pela tristeza de se verem naquela condição, sem ter como dirigirem a própria vida, estas pessoas esperam a piedade e solidariedade de quem sempre aparece para dizer um "olá", trocar alguns minutos de prosa, contarem de suas vidas, do pouco que ainda se lembram. Alguns ainda conseguem sorrir, mas se vê em cada rosto as marcas de uma vida que se vai, sem deixar lembranças ou sem poder contá-las para seus familiares ou para alguém que tenha paciência em ouvi-los.
    E onde fica a tão falada afirmação "envelhecer com dignidade "? Se não se pode esperar nada nem do poder público, nem de familiares porque estes às vezes não têm condições mesmo, ganham tanto quanto seus idosos, já no primeiro caso não, se desviassem o dinheiro das cuecas, das meias, das camisas, dos paletós, das malas para as instituições tenho certeza que não faltariam nada para as mesmas.
    É, gente envelhecer em país de corruptos, país "pobre", com aposentadoria de R$ 510,00 na época em que mais se precisa de dinheiro para custear as limitações que custam caro, é a parte mais horrorosa da vida. Se pertencêssemos a classes sociais A e AA, não precisaríamos nos preocupar , pois iríamos para um SPA da 3ª idade, até o nome é diferente, mas não é esta a classe da maioria e não sabemos que doença nos espera nos próximos anos. A única coisa que se tem certeza é de que envelheceremos ou morreremos, agora como será a nossa situação, provavelmente será a pior.
    Com tantas reformas nas aposentadorias de quem trabalha pelo regime da CLT, e agora as prováveis modificações para quem é funcionário público, não me espanta que em mais ou menos 20 anos, independente de quanto se desconta mensalmente para os fundos de previdência ou de quanto se recebe líquido, estaremos todos recebendo em forma de aposentadoria por tempo de serviço o equivalente a um salário mínimo.
    Isso deve ser envelhecer com dignidade, agora dignidade de que? Dignidade de ter trabalhado seriamente? Dignidade de ter contribuído para enriquecer corruptos? O que é envelhecer com dignidade?
    Está faltando tanta coisa, principalmente, vergonha na cara de cada um que eleito e só pensa no seu quinhão.
    Coloquemos nossas barbas de molho, pois este destino também nos espera. Pensemos que todos estamos no mesmo barco rumo à mesma direção, e não mudará muita coisa. Nossos filhos também, não terão condições de nos dar atenção e de nos dedicarem tanto tempo , eles precisarão trabalhar também, terão suas famílias, suas vidas, seus compromissos, logo não podemos confiar nossa velhice em suas mãos. Esta é uma responsabilidade de quem envelhece, fazer o quê? Temos que ser realistas, sem hipocrisias ou sentimentalismos. Tudo tem seu tempo então, estamos no tempo de nos prepararmos para frequentarmos um asilo melhor ou o exílio de uma vida toda.
    Onde queremos ou poderemos viver num asilo ou permanecer exilados?O que podemos fazer?

    quinta-feira, 7 de outubro de 2010

    O Homem e a Mulher - Vitor Hugo

    ecovilaviversimples.ning.com


    Definição exata do que são as mulheres, digo, mulheres de verdade, pois existem mulheres e mulheres. Assim como, existem homens e homens, um é racional o outro emocional. Embora nascido no século XVII, Vitor Hugo foi extremamente sutil em discorrer com tanta delicadeza sobre a diferença entre homens e mulheres, apesar de utilizar definições bem machistas para os homens, mas é perdoável, pois ele se redime a cada vez que exalta a mulher, mulher.
    Óbvio que estamos no século XXI, mas algumas mulheres agem, pensam e sentem o que aqui foi descrito por ele. Certamente, que não são todas mas... estas ainda persistem e resistem em encontrar um exemplar de verdade, que tenha a sutileza de ser chamado de SER AMÁVEL .
    Hoje para grande maioria das mulheres, os homens passaram a ser também "peguetes, ficantes" e "objetos" ou qualquer título ou adjetivo que torne os relacionamentos e encontros casuais ou não, em frívolos relacionamentos distantes, cujo interesse passa a ser somente carnal ou estatístico.
    Algumas até têm suas razões, já sofreram com o descaso e egoísmo do homem, outras optaram por transgredir não só no ato de pensar , mas agir com a mesma essência do homem, utilizando a mesma atitude dos homens, de usuário de suas fêmeas ou das alheias para sedimentarem o seu machismo escroto e seu adjetivo mais ridículo o "caçador de presas fáceis."
    Atualmente as presas os usam também, para saciar a sua fome e sede através das "pegações". Todos usados como roupas, que depois de sujas são jogadas na máquina de lavar com um bom sabão em pó e alvejante, pois lavou estará limpo. O que vai acontecer depois? Não importa, o que importa é que surja mais uma oportunidade para ambos exercerem a liberdade que virou libertinagem há muito.

    Me desculpem, mas ainda sou muito romântica! Nem tudo pode ser perfeito!


    O Homem e A Mulher

    O homem é a mais elevada das criaturas;
    A mulher é o mais sublime dos ideais.
    O homem é o cérebro;
    A mulher é o coração.
    O cérebro fabrica a luz;
    O coração, o AMOR.
    A luz fecunda, o amor ressuscita.
    O homem é forte pela razão;
    A mulher é invencível pelas lágrimas.
    A razão convence, as lágrimas comovem.
    O homem é capaz de todos os heroísmos;
    A mulher, de todos os martírios.
    O heroísmo enobrece, o martírio sublima.
    O homem é um código;
    A mulher é um evangelho.
    O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
    O homem é um templo; a mulher é o sacrário.
    Ante o templo nos descobrimos;
    Ante o sacrário nos ajoelhamos.
    O homem pensa; a mulher sonha.
    Pensar é ter , no crânio, uma larva;
    Sonhar é ter , na fronte, uma auréola.
    O homem é um oceano; a mulher é um lago.
    O oceano tem a pérola que adorna;
    O lago, a poesia que deslumbra.
    O homem é a águia que voa;
    A mulher é o rouxinol que canta.
    Voar é dominar o espaço;
    Cantar é conquistar a alma.
    Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
    A mulher, onde começa o céu.

    Victor HugoVictor Hugo (26 de fevereiro de 1802 - 22 de maio de 1885) foi um escritor francês, autor de Les Miserábles (Os Miseráveis).

    Os Equilíbrios.....







    Sigo esperando no tempo a resposta que só o tempo pode me dar. Enquanto espero o desenrolar dos acontecimentos, busco no tempo a paz, serenidade, sabedoria e clareza para que possa organizar em meus pensamentos o que de fato desejo.
    Estamos sempre em busca de dias melhores, tentando realizar sonhos, buscando a felicidade tão sonhada, a realização profissional, a resolução dos problemas, mudanças e do ser ou estar feliz.
    Mas ser feliz é algo quase abstrato, pois como já li de um amigo a seguinte afirmação: "não se deve acreditar em quem afirma ser feliz, pois a felicidade completa não existe". Se pensarmos bem ele não está muito errado não. A começar pelo próprio léxico - feliz, felicidade.
    Feliz- adjetivo abstrato - ditoso, alegre, contente, bem-sucedido.
    Felicidade, substantivo abstrato, feminino, qualidade ou estado de feliz; ventura;contentamento;sucesso; êxito. Por quê abstrato? Muito simples, porque dependem de algo ou alguém para se fazerem existir, uma vez que estão relacionados a sentimentos, emoções, que vem do intimo do ser humano.
    Sendo assim, conquistá-la é um tanto quanto complexo. Alguns falariam ou falam que ser feliz ou ter felicidade é um estado de espírito, ou que ela está dentro de você. Em parte concordo, ela está dentro de você aguardando o momento para desabrochar por completo. Pois, penso que todos temos este "estado de espírito" dentro de si., no entanto ele precisará ser motivado para ser completo e irradiar a felicidade ao seu redor.
    Será que ser ou estar feliz é dizer todos os dias:
    -Oi!Tudo bem?
    -Tudo bem e você?
    -Tudo bem!
    Isso é estar ou ser feliz, só porque se respondeu que "tudo está bem"? Sinto que quando se está feliz ou se tem felicidade de verdade em seu interior, esta irradia em seu ser, todos percebem porque ela estará no brilho dos olhos, no sorriso estampado no seu rosto; na expressão do seu corpo, dos seus gestos, na sua fala com seus amigos; ainda que você queira escondê-la, para que ninguém te inveje e seque o seu momento. Mas, ainda assim o contentamento pode ser tão grande que em algum momento você sem querer demonstrará e as pessoas notarão.
    Por isso, nunca se é feliz sozinho ou se tem ou se faz a felicidade sozinho. A felicidade ou o estar ou ser feliz pode estar no seu interior, no entanto considere que os acontecimentos, desejos e anseios os motivam a tê-la por completo e ninguém é feliz ou tem a felicidade completamente sozinho.
    Não somos felizes sozinhos, mas podemos ser infelizes com muitos ao redor e ainda assim, estaremos completamente sozinhos. A solidão que é outro substantivo abstrato, pois depende do ato ou de alguém que vive só, pode existir mesmo quando temos muitos "amigos" ou "companheiros" e esta também é um estado de espírito ou de escolha.
    Logo solidão, ser ou estar feliz ou não e felicidade ou infelicidade estão intrínsecamente ligados, por depender de um ser para existir ou seres. É, o ser humano é uma caixa de pandora, nunca se sabe o que poderá estar guardado dentro dele.
    Este mesmo amigo também me disse que não se deve buscar a felicidade no outro. Mas, a felicidade é motivação, se o outro te fez bem como não buscar ou compartilhar a felicidade com o outro?
    A todo momento somos motivados, o ser humano só vive por ter motivações, o que não se pode ter são pesadelos tentando motivá-lo negativamente. Nascemos, crescemos e vivemos numa sociedade que a todo tempo estimula o ser humano a ter sonhos realizados, metas alcançadas (para quem faz muitos planos), objetivos, focar seus desejos, ou até mesmo mudá-los quando estes não parecem muito corretos por assim dizer. Então, a cobrança pela mudança e não transgressão torna-se um tormento na vida, e aquele ser não se permite experimentar aquilo que poderia lhe trazer algo bom, mas como haveria uma espécie de descumprimento de regras sociais, este não se deu a chance de transgredir as mesmas.
    Faltou-lhe coragem! Ou a vida é feita de escolhas! Ou não se deu a este direito!
    E neste momento entramos no eterno conflito do ser humano decidir entre a razão e a emoção. O que vale mais externar os sentimentos e ter a felicidade ou os momentos felizes que gostaria ou cultivar o que já se tem e não arriscar em motivações que possam desequilibrar a vida? Como se pode racionalizar a emoção e "emocionalizar" a razão ? Cria-se o foco? A meta? O objetivo? E onde fica a tal transgressão, ovacionada e aplaudida? Transgredir no que? Se é para se fixar na regra ou seguir a regra. Na regra tem exceção, mas não transgressão. Faz-se o que? Alguém pode responder?
    Para alguns a razão é completamente racional, não se deixando levar ou contagiar pelas emoções e sentimentos. Para outros a emoção é pura sensibilidade, está à flor da pele, assim em tudo que faz se envolve de tal forma que geralmente, se entrega e acaba sofrendo mais.
    Os racionais são mais frios , calculistas, distantes de si e dos outros, falseiam, alimentam interesses seus, detalham como querem que tudo transcorra não permitindo tropeços, e às vezes alimentam sua frieza e sagacidade com a sensibilidade emocional do outro, o qual chamaria de "fraco"," fracote" ou de "sentimentalista barato". Mas quando as coisas não saem do seu jeito, a tendência é tentar infringir todas as regras, até que seu contentamento seja alcançado, é o seu estar ou ser feliz , é a sua felicidade. E vale a pena?
    Os emocionais, mais sensíveis, mais sentimentais estes sofrem, pela razão já descrita anteriormente. Mas por outro lado, quando os seus sentimentos são verdadeiros perdem o medo de se doarem, a coragem aparece, não falseiam, e mesmo assim ainda são fortes e guerreiros, alguns externam seus sentimentos através de lágrimas, choramingos secretos. No entanto, são capazes de tomarem atitudes insanas (não me refiro aos desequilibrados e doentes), mas àqueles que exteriorizam seus sentimentos positivamente, que algumas vezes enaltecem a quem não mais deveriam, mas é a sua maneira de ser e continuam "aguentando o tranco".
    Enfim, ser ou estar feliz, ter ou conquistar a felicidade, assim como equilibrar a razão e emoção são labirintos com encontros e desencontros, dos quais temos que percorrer até encontrarmos a saída. Podemos ainda, considerá-los estados transitórios vivenciados por todo ser humano.
    Assim é a vida!

    umameninasuperpoderosa.blogspot.com


    quarta-feira, 6 de outubro de 2010

    TAL DO AMOR - Jay Vaquer

    Vagalume - TAL DO AMTal Do Amor Jay Vaquer
    Às vezes me sinto a peça faltando em você
    Às vezes me sinto à beça, você nem merece ter

    Às vezes me sinto um castigo,uma praga, sua maldição
    Às vezes me sinto um abrigo,uma graça, sua salvação

    Mas se me desmantelo ao acaso
    Logo me refaço ao sabor do vento que sopra a favor
    8 e 80 por ruas estreitas do pensamento
    De todo bom jogador

    Às vezes me sinto um ódio sobrando em você
    Às vezes me sinto um país que você nunca vai conhecer

    Às vezes me sinto arriado nos quatro pneus
    Às vezes me sinto nomeado interino de Deus

    Mas se me desmantelo ao acaso
    Logo me refaço ao sabor do vento que sopra a favor
    8 e 80 por ruas estreitas do pensamento
    De todo bom jogador

    E se a gente perder
    Que seja derrota suada, sofrida, roubada...
    De mão beijada nem a pau!
    E se a gente ganhar
    Que seja vitória disputada, merecida, conquistada...
    Vou pro pau!
    Apostar na parte bacana do tal do amor
    Do tal do amor


    http://www.vagalume.com.br/jay-vaquer/tal-do-amor.html#ixzz11dWYw2OF
    OR - Jay Vaquer