Discernindo a Existência

Discernindo a Existência : Será que é possível ?

A Vida é um Presente

A Vida é um Presente
Então, desfaça o laço com carinho, desembrulhe sem pressa, abra a caixa, contemple a beleza que lhe foi imputada e aproveite cada segundo desfrutando de seu bom uso.
Aproveite, ame sem preconceito, divirta-se com sabedoria, estude, conheça, informe-se, pois conhecimento ninguém lhe tira, faça boas ações, embora cometer erros faz parte da vida.
Porém, o mais importante é que realize seus sonhos, ainda que pequenos, médios ou grandiosos. Não desperdice seu tempo pensando no que poderá acontecer, faça o que puder e enquanto puder, antes que o arrependimento lhe pegue e seus momentos se transformem em frustração.
"Nós temos hora para chegar e partir, então aproveite o intervalo".

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Momentos Felizes III e IV






Quase finda o ano e não havia deixado aqui os devidos agradecimentos pelo carinho recebido este ano, principalmente, durante as comemorações de meu aniversário. Que devo dizer o quanto foi comemorado , ufa!! 15/10 - virou data histórica.

Simplesmente, não esperava tantas demonstrações de carinho, mas graças a Deus que as recebi e também pelos amigos que tenho. Como já havia deixado em textos anteriores, viajei - Brasília, um momento feliz! Quatro dias seguidos de festas, almoços e presentes, amei!!!!!

Logo em seguida, cheguei para a árdua tarefa de ensinar aos meus pequeninos a arte de ler e escrever, eis que recebo uma nova comemoração dos mesmos e seus pais. Como toda criança que se alegra com suas festas, muito também me alegrei e me emocionei com a homenagem, visto que, hoje nem sempre somos considerados amigos da família, mas sim, profissionais um tanto quanto chatos por assim dizer...

Recebi as homenagens que em sua simplicidade demonstram o carinho do que chamo de meus pequeninos rebentos, que apesar de algumas vezes sermos mais duros e pontuais nas questões de disciplina e comportamento, ainda assim, eles nos têm como referência não só afetiva, mas de ética , comportamento, estética e vida profissional.

Como mãe e professora todos poderiam ser meus filhos, mas a minha maior preocupação é transmitir o meu humilde conhecimento na tentativa de tornar ou apenas exemplificar que o "conhecimento impulsiona e modifica toda uma trajetória de vida". Costumo dizer sempre uma frase que coloquei em minha monografia: " A falta de conhecimento não é ignorância, permanecer sem o conhecimento é que se torna ignorância"( Márcia Unger). Não há nada de novo nela, mas é a mais pura realidade e da qual muitos pais ainda não atentaram para este detalhe, pois entendo que sem a família o que poderia ser 99,99% de aproveitamento se torna menos de 50% do mesmo.


Aos meus pequeninos rebentos e pais deixo a minha gratidão e carinho, esperando que todos recebam muito amor, paz e que sejam comprometidos com a educação de seus filhos o mais que puderem.



Continuando a saga.... 4º tempo
Como a vida de um professor é marcada por tempo, eis que tive outra ou melhor mais uma grata surpresa, o 4º tempo de comemoração. Arquitetada já por uma turma de adolescentes que são "do balacobaco", Ô turminha 703 !! Segundo segmento, mentores de uma festa com tema e tudo -Gatinha Marie, obviamente, que tiveram o apoio e conivência de meus amigos de labuta: Professores Adelice, Alexii, Andréa, Jair e etc.



Esta me surpreendeu por serem adolescentes e nem sempre fazerem homenagens para professores, pois para eles somos muito chatos, damos muita matéria, tudo é muito difícil e todo aquele papo de aluno que já conhecemos.
Lidar com alunos adolescentes não é muito fácil, principalmente, quando nossos hábitos, costumes, valores são extremamente diferentes e procurar se adequar neste mundo requer muita paciência e paciência e paciência.
Segundo os teóricos de plantão a maior tarefa de um professor é se fazer entender através da cultura do aluno, utilizar a sua cultura e seus hábitos para ensiná-lo. Eu, humildimente lhes digo que venham para a sala de aula e façam valer suas teorias, depois me contem ou melhor me ensinem, pois eu adoro aprender. Mas, isto é outra coisa.
Enfim, os meninos e meninas me fizeram uma surpresa, me debulhei em lágrimas, pois a emoção tomou conta do meu ser, o que não é novidade e aí cantaram a música que todos conhecem, pediram discurso, muitos abraços e beijos, além declarações de alunos como: -Professora, eu te amo!
Todas estas homenagens atribuídas a mim, me deixaram extremamente comovida e aconteceram num ano desafiador, de mudanças acompanhadas de decepções e de vitórias. Em suma, receber todo este carinho me leva a entender que de uma forma ou de outra contribuímos para a formação de nossos alunos, seja um pouco ou um pouquinho ou muito, alguma coisa sempre conseguimos semear, ver crescer e frutificar.




Agradeço por todas as formas de carinho e peço a Deus que eu possa retribuí-los da mesma forma. Não tenho bens materiais para distribuir, mas com certeza tenho o meu amor pelo próximo, meu sorriso quando precisarem, meu ouvido e ombro para ouví-los, minhas mãos quando precisarem de ajuda e meu colo quando precisarem de um alento.
Assim, deixo aqui o meu mais profundo muito obrigada e podem estar certo de que jamais me esquecerei de todos os presentes que ganhei, pois para mim os presentes não estão nos objetos que recebo ou recebi, mas nos olhos, nos abraços e nas palavras sinceras que ouvi e guardei em meu coração.

2 comentários:

  1. Dizem que o Brasil é um país sem memória,será???Vc é professora,brasileira e não desiste nunca,mesmo cansada,decepcionada ou nada...Como seu trabalho reflete o seu interior de educadora incansável...o retorno vem de maneira carinhosa e inesquecível em comemorações múltiplas,não pelo dia,mas sim pela profissional que desempenha com maestria o papel para o qual se preparou e se dedica no dia a dia,,,Aí eu pergunto e respondo ao mesmo tempo. O povo brasileiro tem memória? tem sim,pois suas homenagens são prova disso. bjus amiga loura

    ResponderExcluir
  2. Ah! Grácil é a arte do ensino! Fecundas e doces, são as sementes que retornam aos olhos do mestre: fortes, doces, e ricas em essências...! Isso porque, quando se habita com os seus pequeninhos, eis que no seu crescimento, se levantarão grandes e belos moços: doutores, físicos, químicos, advogados e até mesmo homens criativos e cheios de idéias...! Ah! São os grandes educadores que sustentam com à sua sabedoria o promissor futuro...! E tu és uma desta geração que ensina, que cuida e que se levanta com o teu orgulho, a beleza de poder ver as tuas aspirações e realizações em outras faces...! Parece Carlota, dando pão com manteiga às suas criancinhas...! Quero felicitá-la pela tua alegria exposta na face e nos teus lábios, pelo o sustentar da tua eloquência e a tua prazerosa "arte do ensino." Muito vi pelos os teus escritos, que a alegria em ti é arrebatada junto com a tua alma de educadora, pelas as surpressas e alegrias das tuas criancinhas...! Continue, porque, amanhã... Verás à passeio pela à praia de copacabana, um daqueles que foram o teu filho; agora doutor presidente... e aí falará a tua língua, sussurrando para os teus ouvidos com doçura e simplicidade de uma boca derretida em sorrisos: "Eu contribui para fazer o futuro..." Continue nesta bela arte e te encha com os sorrisos que são colocados aqui no teu blog. Porque... pelo o que sinto, o teu prazer vem em forma de realizações e encantos com os teus doces pequenininhos...!Tchau...

    ResponderExcluir