Discernindo a Existência

Discernindo a Existência : Será que é possível ?

A Vida é um Presente

A Vida é um Presente
Então, desfaça o laço com carinho, desembrulhe sem pressa, abra a caixa, contemple a beleza que lhe foi imputada e aproveite cada segundo desfrutando de seu bom uso.
Aproveite, ame sem preconceito, divirta-se com sabedoria, estude, conheça, informe-se, pois conhecimento ninguém lhe tira, faça boas ações, embora cometer erros faz parte da vida.
Porém, o mais importante é que realize seus sonhos, ainda que pequenos, médios ou grandiosos. Não desperdice seu tempo pensando no que poderá acontecer, faça o que puder e enquanto puder, antes que o arrependimento lhe pegue e seus momentos se transformem em frustração.
"Nós temos hora para chegar e partir, então aproveite o intervalo".

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mãos...


Mãos.....

Nossas mãos, o que são capazes de fazer?

Outro dia estava a olhar para minhas mãos e disseram-me:
_ Você tem as mãos tão bonitas e tão macias!

Obviamente, que agradeci e não pude deixar de certa forma ficar orgulhosa de minhas mãos. E aí, comecei a refletir sobre as mãos. Como são necessárias, como as movimentamos e nem nos damos conta de todos os seus gestos, enquanto falamos, rimos, brincamos, acariciamos, apontamos, julgamos, prendemos, "olhamos", escrevemos, ensinamos, aprendemos etc. Enfim, quantos verbos de ação podemos utilizar para nos referirmos a estas duas palmas compostas de cinco dedos, às vezes calejadas, outras com as unhas pintadas, com alguns anéis enfeitando-as e tornando-as mais bonitas ainda.
Mas qual seria a verdadeira função das nossas mãos? Me refiro a todas as mãos, as minhas e as suas, gentil leitor. Para acariciar ? Maquiar-se? Estapear alguém? Penso que os movimentos e sentidos vão bem além disso. Estes estão, propositalmente, relacionados a ação de ajudar, solidarizar, consolidar, unir, cooperar, construir, erguer, levantar, superar, vencer barreiras e dificuldades. Às avessas disso, seriam destrutivas e não é o intuito.
No último domingo, dia 06/06, vi as ações positivas das quais já me referi sendo executadas. Quantas mãos juntas com o único objetivo de erguer, levantar, ajudar, solidarizar-se com àqueles que esquecidos vivem à margem da sociedade. Como faríamos isto com apenas duas mãos? Imagino que seria muito difícil, mas quando muitas se juntam tudo fica menos penoso. Logo, as mãos refletem a solidariedade, a união, o objetivo, a meta , o foco, o centro, o cerne do que se deseja.
As mãos exibem talentos diferentes, que quando juntos se completam, se compreendem e constroem as mais grandiosas obras de arte ou de amor. Quantas mãos talentosas contribuíram para a construção do magnânimo Taj Mahal? Quantas mais para erguerem Machu Pichu e seus mistérios? Quantas para que reverenciemos a antiga Petra, na Jordânia?
Enfim, em todos os lugares encontraremos sempre uma linda obra de arte manipulada por mãos tão capazes, de dom natural, independente do tempo, do lugar ou da formação cultural. Simplesmente, mãos que imbuídas do "querer-fazer" trabalham unidas exibindo obras das quais podemos admirar ou participar.
Ao admirar exaltamos a capacidade dos que as construíram, no entanto, se pudermos participar estaremos não só construindo, mas também doando nossos dons naturais escondidos em cada coração, pois as mãos traduzem o que nossos corações sentem.
Se sentimentos bons, nossas mãos, obras boas farão. Se sentimentos ruins, obras ruins aparecerão. Quantas obras ruins já foram feitas? Guerras diversas, genocídios em milhões e cada dia se sabe de outras tantas, ainda existem as internalizadas no âmago do ser humano , que em seu cotidiano as trava ora objetivas ora subjetivas.
Deixemos estas de lado e prossigamos naquelas mãos talentosas, prontas a construir boas obras e externar seus preciosos sentimentos de amor pelo próximo. Doemos nossas mãos que com prazer laboram pelo bem. Pelo bem dos que ainda não viram suas mãos externarem seus talentos , talvez esquecidos no seu interior pelas duras privações sociais.
As suas mãos, com as minhas e as mãos de tantos outros podem como correntes entrelaçadas resgatar vidas esquecidas, aprumar almas, derrubar dificuldades, amenizar dores e construir ideais. Ideais que podem revelar não só boas ações, mas erguer, recriar uma nova realidade modificando o que vemos e não queremos.
E então, o que me diz? E as suas mãos que talentos são capazes de exercer?


Mãos que se uniram para exercer seus talentos em prol do bem.

4 comentários:

  1. Adorei!!! Como você fala de sentimentos de forma tão clara, e faz com que possamos compreender melhor os sentimentos que na verdade são tão complicados. Que doce e maravilhosa terapia. Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho e incentivo. Tomara que eu possa plantar, apenas sementes boas, por onde eu passar e por onde já passei e não finquei raízes como queria.Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Amiga,realmente,nossas mãos têm funções mágicas,mas acho que a principal delas é poder fazer um carinho em quem precisa,acariciar quem sofrendo está,enfim,através de gestos tão simples,podemos perceber a plenitude do poder divino concedido a nós!!!Nesses momentos,percebemos que nossas mãos são abençoadas,são mãos de luz!!! Monique.

    ResponderExcluir
  4. Querida Monique ! Concordo com vc em gênero, número e grau. Tomara que tenhamos sempre mãos abençoadas, para acalentar a quem precisa. Beijos Obrigada.

    ResponderExcluir