Discernindo a Existência

Discernindo a Existência : Será que é possível ?

A Vida é um Presente

A Vida é um Presente
Então, desfaça o laço com carinho, desembrulhe sem pressa, abra a caixa, contemple a beleza que lhe foi imputada e aproveite cada segundo desfrutando de seu bom uso.
Aproveite, ame sem preconceito, divirta-se com sabedoria, estude, conheça, informe-se, pois conhecimento ninguém lhe tira, faça boas ações, embora cometer erros faz parte da vida.
Porém, o mais importante é que realize seus sonhos, ainda que pequenos, médios ou grandiosos. Não desperdice seu tempo pensando no que poderá acontecer, faça o que puder e enquanto puder, antes que o arrependimento lhe pegue e seus momentos se transformem em frustração.
"Nós temos hora para chegar e partir, então aproveite o intervalo".

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Oportunidades e Saudades

Fábio e Vovó
Outro dia voltava da academia e isso deveria ser por volta de 21:30 hs, quando vi ao longe uma senhora que aparentava entre 70 ou 75 anos, carregando sua bolsinha à tira colo e um caderno nas mãos. Vinha ela vagarosamente, conversando com sua amiga, passos lentos mas firmes, de alguém que muito já viveu, mas que ainda não perdeu o fôlego. Seu cabelo arrumadinho num coque, saia abaixo do joelho e uma blusa escolar.
Até que nos cruzamos e não contive minha curiosidade e a abordei, para saber em que série estava e o porque daquela força de vontade em estudar. Obviamente, que este não foi só o ponto central do meu interesse, mas o que me chamou atenção foi o fato de lembrar-me de Minha Avó, Dna. Claudelina, e que saudades me deu desta minha avó!
A senhora então, disse-me estar terminando o ensino médio, por não ter tido oportunidade de estudar anteriormente, mas que se sentia muito orgulhosa por finalmente estar concluindo o mesmo. Além disso, o seu desejo era o de entrar para universidade. Me deu uma vontade de abraçar aquela senhora, como se fosse minha avó, mas contive-me e apenas a parabenizei por atingir seu objetivo e o seu querer em ir além.
Confesso que fiquei, extremamente emocionada, ao ouví-la com tanta presteza , objetividade e orgulho de falar do que ocorria na sala de aula, de suas dificuldades até chegar ali. Mas sua persistência propiciou atingir degraus mais altos do que ela mesma suporia um dia.
Claro que, como toda professora falei de nossas angústias, mas não me alonguei, deixei-a falar e me deliciei naquele diálogo de quem muito já ensinou e aprendeu na escola da vida. Aprendeu as coisas práticas do cotidiano, que no fundo são conhecimentos bem elaborados. Me despedi dela e retornei ao meu curso.
E como todo pensador comecei a me perguntar por que tantas pessoas perdem a oportunidade de estudar no tempo certo. Vemos todos os dias jovens que matriculados nas escolas, lá perdem a oportunidade de aprender, jogando fora o tempo em que apenas podem estudar e não trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Mas fazer o que? O tempo os ensinará com o tempo, que um dia perderam tempo, o tempo de apenas estudar.
E, eu continuei a sentir saudades da Minha Avô, que se foi aos 79 anos. Uma mulher à frente de seu tempo, que muitas coisas me ensinou. Uma mulher que tinha as mãos de quem trabalhou na roça, costurou, fez muitos doces dos quais tive oportunidade de prová-los, fez minha primeira bonequinha de pano e suas roupinhas, às vezes, me beliscava como se fosse um alicate a apertar minha pele de menina ainda e, volta e meia procurava desesperada seus óculos que colocava na cabeça, se esquecia e perguntava: "-Minha neta, onde está meus óculos? Não sei onde coloquei!" E eu dizia: -"Oh! Minha Avô, ele está na sua cabeça!"
Oh!!! Saudades de Minha Avô ! Hoje gostaria de estar no seu colo, ouvir suas histórias e causos que só quem é do interior sabe contar. Mas, a gente vai se encontrar qualquer dia. Beijos, Minha Avô Querida, Querida Claudelina!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Mana,não tem como deixar de comentar essa história,primeiro pela saudades que dá da veinha e não tem como esqueçer os biliscões q levei dela,putis grila como queimavam!
    Mas o melhor de tudo e ver que uma pessoa q supostamente pela idade já não queira mais encontrar dificuldades como e estudar em tempos onde jovens que deveriam desejar o conhecimento,na verdade assinam diplomas verdadeiros de insanidade moral,educacional em deterimento a falta de oportunidade e imputando ao governo a obrigação de fazer por eles o que na verdade e obrigação do insano realizar em prol de sua vida,diate disso tudo me deparo com uma grande verdade não foi só o tempo q passou e passa na verdade os homens e mulheres se trocaram pelo simples desprazer de fazer(eles) e aguardam as migalhas do ratos e baratas ofertados por quem com grande sabedoria detem o poder!
    VIVA ESSA SENHORA,POIS SUA NOBRE ATITUDE ME ESBOFETIOU DIANTE DE TÃO POUCO QUE FIZ!
    VIVA,VIVA,VIVA!
    DEUS SEJA LOUVADO SEMPRE EM NOSSAS VIDAS!
    TE AMO MINHA IRMÃ,CADA DIA QUE PASSÁMOS JUNTOS APRENDO A TE AMAR MAIS,DEUS E PERFEITO!
    T E A M O !!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também te amo, meu irmão! E obrigada pela força, carinho e por me ouvir e me ler.
    E sempre digo esta frase que é realmente, só minha. " A falta de conhecimento não é ignorância,ignorância é permanecer sem o conhecimento". Me parece que é, o que a maioria quer! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Marcia,lendo esta história linda e com certeza uma realidade vivida por nós em nosso cotidiano,tbm lembrei~me de fatos passados em minha vida não só com minha falecida avó,como tbm com minha afilhada que agora virou nossa colega do município.Senti necessidade até então adormecida de escrever em depoimento para ela fatos de sua vida tao importante para nós sua família.obrigada por dividir comigo este momento tão especial de seu interior.amiga loura

    ResponderExcluir