Discernindo a Existência

Discernindo a Existência : Será que é possível ?

A Vida é um Presente

A Vida é um Presente
Então, desfaça o laço com carinho, desembrulhe sem pressa, abra a caixa, contemple a beleza que lhe foi imputada e aproveite cada segundo desfrutando de seu bom uso.
Aproveite, ame sem preconceito, divirta-se com sabedoria, estude, conheça, informe-se, pois conhecimento ninguém lhe tira, faça boas ações, embora cometer erros faz parte da vida.
Porém, o mais importante é que realize seus sonhos, ainda que pequenos, médios ou grandiosos. Não desperdice seu tempo pensando no que poderá acontecer, faça o que puder e enquanto puder, antes que o arrependimento lhe pegue e seus momentos se transformem em frustração.
"Nós temos hora para chegar e partir, então aproveite o intervalo".

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Aprendendo a Viver



É engraçado como determinadas frases martelam em nossas mentes como se fossem "batestacas" cravando estacas no solo. Uma delas tem sido, principalmente, ouvir neste caso,
" que tudo o que acontece em nossas vidas deve servir como aprendizado". Em parte devo concordar com tal afirmação, parece até incoerência concordar e discordar, mas o ser humano é dual, e como tal sempre mudará de opinião, de religião, de amores, de cores, amigos e tudo mais, que o direcione para onde este desejar ou intentar. Palavras como mudanças e escolhas são sempre muito bem vindas, no entanto, quando estas mexem com o "nosso queijo ou pérolas", e nos pregam peças, eu duvido que haja alguém nesta terra que não se incomode.
Pois é, aprender é muito bom, aprender e apreender coisas novas, principalmente, quando estas nos enriquecem culturalmente, intelectualmente e pessoalmente. Aprendizado, conhecimento, já disse anteriormente, nunca ninguém lhes tiram são propriedades suas. E se tem uma coisa que desejo e intento é continuar aprendendo, não quero deixar de sentar nos bancos escolares, seja da escola da vida ou da instituída. Porém, de uma coisa tenho certeza, não quero aprender nada que por um momento me deixe muito bem, e que de repente não sabe-se o porque passa um vento infernal e torna sua vida uma verdadeira bagunça, um caos e nada fica no lugar que estava. Alguém pode até dizer que foi providencial a tal bagunça, que era necessária, pois foi um momento o qual algumas modificações na vida puderam ser feitas e que tudo é passageiro.
Ou melhor, que o acontecido serviu para que se pudesse mudar o olhar, o ponto de vista, para que o lado bom da coisa pudesse ser experimentado ou que alguns "upgrades" pudessem ser feitos. Que as mudanças ocorridas uma vez notadas, possam se avaliadas e refletidas no que se era e no que se é. Havia uma missão a ser feita naquele momento na vida, ou no trabalho ou em qualquer outra área. Maravilhoso todo este discurso conformista e de resignação, de quem assim entende determinadas atitudes como providência divina, acaso ou destino ou o mais comum "tinha que ser".
Acredito sim, que determinadas coisas são providências, divinas, destino ou até mesmo de forma romanesca "estava escrito nas estrelas". O que não acredito, não entendo e me nego a entender até que se explique de forma clara e contundente, as razões que levam um ser humano intentar determinadas coisas de forma tão obstinada e insistente que conseguindo o seu objetivo, não mais que de repente, desiste. E, geralmente, afirma-se que mudanças no curso do rio tiveram que ser feitas, ou ainda, as tais escolhas pensou-se melhor e tudo que foi insistentemente desejado, passou a ser visto como uma onda no mar, fazendo uma alusão a música "como uma onda", cantada por Lulu Santos.
Claro que tudo na vida deva ser democrático, libertador, que a positividade deva estar sempre em primeiro lugar, nada de pensamentos negativos ou carregar energias negativas a ponto de emitir estas vibrações para outros, é óbvio que se tem o direito de mudar de ideia, de opinião e etc. Então, deve-se aprender a não desejar o que não se pode ter ou não se merece ter por conta disto ou daquilo. Experimentar diferentes sabores é muito bom, desde que estes sejam inanimados e ao descartá-los, estes não sentirão nada porque os mesmos não tem sentimentos, não tem dores, não tem emoções logo: experimente um sorvete, um doce de jaca, de mamão , uma empada ou quem sabe um salgadinho qualquer. Não experimente pessoas!
Aprendamos que escolhas e mudanças são democráticas e devem ser vistas como processos de aprendizagem sim, formas libertadoras de crescimento de cada interior, do seu eu oculto ou não, de purificação de seu espírito ou alma, mas não quando pessoas estão envolvidas e "pegam o queijo ou as pérolas" e os chutam como bolas fossem, pessoas não são jabulanas. Pessoas são pessoas como quem mudou de opinião, de escolhas e tem os mesmos sentimentos ou maiores (embora estes não se messam), mas todos devem ser respeitados. Para ser bem mais clara, uso o jargão de um personagem humorístico: "Não mexa com quem está quieto". A bagunça feita pode demorar a ser arrumada, o vento não retorna celestial para colocar tudo no lugar que estava antes e, se os "upgrades" ajudaram, parabéns pelo auxilio, disso sim, vale a pena ter orgulho.
Ser, ser humano e entender ser humano tem sido uma tarefa muito árdua. Adoram complicar tudo, quando se tem a oportunidade de descomplicar não desejam, aí quando resolvem mudar, escolher, simplesmente acham que o outro (a) deva entender que tudo é aprendizado, que as coisas podem ser passageiras, ou que "nada do que foi será ......tudo passa, tudo sempre passará....a vida vem em ondas como o mar" ....De fato tudo passa e tudo passará, somos passageiros mas não desprezíveis, somos passageiros do mesmo ônibus, trem , avião, navio, ou seja, estamos aqui de passagem. Então, procuremos passear com mais leveza, reconhecendo no outro a ti mesmo, "ensinas a ti antes de ensinares ao outro"(vers. bíblico), "não ponhas a mão onde não alcanças".
Prossigamos em nossa caminhada, mas não experimentem pessoas, experimentem roupas, alimentos, sabonetes, perfumes e etc, pois para verdadeiros sentimentos despertados, não há palavras que os cure quando estão em feridas, não há consolo que os console quando estão em lágrimas, só fica a dor sentida que o tempo de uma forma ou de outra a cicatrizará, independente de qualquer querer ou mudança ou escolha ou aprendizado. Aprendizagem que causa dor, não é aprendizagem, é sofrimento. E este, nos torna mais insensíveis, mais tristes por percebermos que ao doar o melhor de nós, simplesmente fomos iludidos!
Sentimentos são sentimentos, principalmente, se são bons. Logo, não há mastercard, visa, american express ou fortuna que pague-os. Respeitemos os nossos sentimentos e dos outros, nossas limitações e as dos outros, nossas fraquezas e as dos outros. Certamente, que assim poderemos viver, conviver e sobreviver melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário