Discernindo a Existência

Discernindo a Existência : Será que é possível ?

A Vida é um Presente

A Vida é um Presente
Então, desfaça o laço com carinho, desembrulhe sem pressa, abra a caixa, contemple a beleza que lhe foi imputada e aproveite cada segundo desfrutando de seu bom uso.
Aproveite, ame sem preconceito, divirta-se com sabedoria, estude, conheça, informe-se, pois conhecimento ninguém lhe tira, faça boas ações, embora cometer erros faz parte da vida.
Porém, o mais importante é que realize seus sonhos, ainda que pequenos, médios ou grandiosos. Não desperdice seu tempo pensando no que poderá acontecer, faça o que puder e enquanto puder, antes que o arrependimento lhe pegue e seus momentos se transformem em frustração.
"Nós temos hora para chegar e partir, então aproveite o intervalo".

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O caminho do vício






Vinha eu para casa depois do trabalho diário, eis que na JB 99,7 noticia a apreensão de um carregamento de maconha que se dirigia aos complexos das comunidades da cidade. Porém, neste carregamento havia algo diferente, não era uma plantinha qualquer se carregava, era a erva agora mais bem tratada, maconha orgânica. Olha que chique! Alta tecnologia em benefício do extermínio da mente humana.
Segundo o locutor esta é quatro vezes mais potente que a normal. Fico imaginando, se a comum já faz um estrago danado, imaginem essa nova modalidade. Se seus fins terapêuticos, realmente fossem utilizados, e fizessem o efeito esperado e relevante para cura de alguma doença, seria louvável.
No entanto, creio que em nosso país esta responsabilidade não exista, é pura ilusão! Não se trata de ser pessimista, mas sim de ter um ponto de vista claro, pois minhas observações do cotidiano me proporcionam este olhar.
Nada neste país é levado efetivamente com seriedade, poderia listar a gama de projetos ou programas que não passam de meios para corrupção política do Estado.
Programas como implantado nas prefeituras, cujo medicamento vai para casa do paciente. Medicamentos para pressão arterial, em 70% dos casos , eles não fazem o efeito desejado e minha família é prova viva disto. Mãe, pai, tios e tias, neles o medicamento entregue pelo posto não fez efeito algum e com isso uma delas morreu.
Além disso, profissionais da área de saúde já comentaram que estes medicamentos são de procedência duvidosa. O que se deseja na verdade é o marketing bem aplicado na base da pirâmide social.
Voltando a plantinha, se programas como o listado acima, já se tem lá suas dúvidas com relação não só a procedência, mas também a sua distribuição e valores, imaginem o que acontecerá com a plantinha danosa.Quatro vezes mais potente, a comum já abre o caminho para o encontro de drogas mais potentes, imaginem o processo acelerado pela nova versão?
Não existe o usuário apenas e tão somente da plantinha, em algum momento seus vôos serão mais altos, através das alucinações e ilusões de um bem estar emocional, psíquico, ou seja da forma que for.
O usuário começa dando um "tequinho" de leve, algum tempo de uso e ele criará coragem de dar uma "cheiradinha" na branquinha, depois desta, provavelmente ele desejará fazer uma viagem ao espaço sideral e experimentará uma "picadinha na veia". Até que não satisfeito enveredará pelo caminho mais deprimente das drogas o "crack".
A pergunta é: Já conviveu com um viciado em seu núcleo familiar? Se sim, não deve ter gostado, pois é a própria visão do inferno, o desespero toma conta de todos, a falência do ser humano comprometendo a saúde de toda uma familia e do próprio.
Eu já presenciei isso, e não é nada fácil para os pais e familiares verem a degradação e destruição do ser que colocou no mundo.
Depois das doses excessivas e do vício destruidor, corre-se o risco ainda de se contrair AIDS. E essa mistura de vícios, drogas e aids penaliza que contraiu e quem assiste, tendo este que se tratar também. E mais uma equação para resultados destruidores é formada

M= Mp x Cp x CP + AIDS

M=morte/ Mp= maconha potencializada à quarta/ Cp=cocaína potencializada/CP= crack potencializado ; Aids=todos sabem o que é.

Infelizmente, nossa nação ainda não está preparada para encarar as drogas como algo democrático e de livre arbítrio. As consequências sempre são pagas por quem não é viciado, doente ou não tem nada a ver com isso.
Se a opção pelo uso de qualquer droga deva ser de livre arbítrio, a responsabilidade dos males no corpo e na vida de quem usa deveria ser também de responsabilidade do usuário, porém sabemos que isto não acontece. Os problemas sobram para todos os lados e as consequências são as piores

3 comentários:

  1. NOSSA! DEPOIS DESSA "OVERDOSE" DE BONS TEXTOS ( com perdão pelo trocadilho chinfrin),ME FALTAM PALAVRAS, MAS NÃO ARGUMENTOS. AS CIDADES SURGIRAM COMO FORMA DE NOS PROTEGER DE TODA FORMA DE INTEMPÉRIES, SEJAM ELAS NATURAIS OU ARTIFICIAIS. CIDADE, LUGAR DO PENSAMENTO, A PÓLIS, LUGAR DA CALÇADA, DO ENCONTRO, DOS NEGÓCIOS, VAI E VEM FRENÉTICO. O QUE ANTES PARECIA PROTEÇÃO, TORNOU-SE SUA PRISÃO E COMO FUGIR DELA? COMO FUGIR DE SI E DOS PROBLEMAS COTIDIANOS DA CIDADE (PROTETORA)?
    A DROGA SE TORNOU A FORMA MAIS VIÁVEL(PARA ALGUNS) PARA TRANSPOR A PROTEÇÃO DAS CIDADES.
    lIBERÁ-LA, PROIBI-LA, TODAS SÃO QUESTÕES MERAMENTE POLÍTICAS, POIS DEVE SE TRATAR O CAUSADOR, "A MODERNIDADE". O HOMEM "MODERNO" É SOLITÁRIO EM SUA AUTO SUFICIENCIA, SOBERBA, PARAFRASENDO O POETA: "DIGAM O QUE DISSEREM, O MAL DO SÉCULO É A SOLIDÃO. CADA UM DE NÓS IMERSO EM SUA PRÓPRIA ARROGÂNCIA, ESPERANDO POR UM POUCO DE AFEIÇÃO". OS PROBLEMAS DA MODERNIDADE ESTÃO NOS MATANDO DAS MAIS VARIADAS FORMAS, DESDE AS SILENCIOSAS ATÉ AS MAIS BARULHENTAS COMO OUVIMOS NAS FAVELAS. ACHO QUE DEVIAMOS COMBINAR UMA "OVERDOSE COLETIVA", PARA MUDAR ALGUMA COISASOU MELHORAR A "DROGA" DE VIDA QUE VIVEMOS NAS CIDADES. ALEXII

    ResponderExcluir
  2. Adorei o overdose de textos bons. Amei!!!!
    Com relação aos argumentos isso da papo pra mais de metro, num vai e vem de opiniões, que acho até que eu não teria argumentos que esgotassem a discussão. também se esgotar fica muito chato. Mas, embora a cidade nos ofereça o céu e o inferno enveredar pelo caminho do vício só complica mais, acho também que o que leva até isto se chama compromisso demais, esperar demais do outro, e ao mesmo tempo não ter limites para invadir ou não o espaço alheio. Na verdade estamos em via de mão dupla, e isto é um caso complicado de se resolver. como digo e pergunto será que e possível discernir o ser humano? Acho que precisamos evoluir por um caminho de disprendimentos conceituais e preconceitos, inculcados por séculos de civilização onde a "moral e bons costumes" servem de fachada para a moralidade diante da sociedade hipócrita que vivemos. é a tal da propaganda enganosa, "família feliz" só na casca. Adorei seu comentário meu fiel leitor. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Cheguei!!!
    Este micro-conto é em sua homenagem

    Márcia é profesora de português e escreve esceção errado só por teimosia.

    beijos
    oziel

    ResponderExcluir